Relações com Investidores

Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

Nome Cargo
Gustavo Jorge Laboissière Loyola Presidente do Conselho e Membro Independente

Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979. Atividades Atuais: Tendências Consultoria Integrada SS Ltda – Sócio – Diretor desde 1998. Gustavo Loyola Consultoria SS Ltda – Sócio-Diretor desde 1998. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Conselho Administração desde abril/2006. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Comitê de Auditoria. Caramuru Alimentos SA – Presidente do Conselho de Administração Grupo SAGA – Membro do Conselho de Administração. HIG – Brasil Assessoria de Investimentos Ltda – Membro do Conselho Consultivo. Publicações: “Preços Relativos em um Processo Inflacionário” – Editora FGV – Rio – 1991. Articulista escreve sobre economia brasileira nos principais jornais e revistas brasileiros, além de contribuir em seminários e eventos acadêmicos. Prêmios: Eleito “ECONOMISTA DO ANO DE 2014” pela Ordem dos Economistas do Brasil. Experiência Acadêmica: 1988 – 1989 – Fundação Getúlio Vargas – Professor de Análise Macroeconômica e de Economia Monetária. 1981 – 1982 – Faculdades Integradas Benett – Professor de Análise Macroeconômica e de Moedas e Bancos. Formação Acadêmica: • Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979.

Márcio Nagao de Souza Vice-Presidente do Conselho

Atuou na Nagatsuzuki Participações Ltda. (Caramuru Foods), no período de 2006 a 2017, como Sócio e Membro do Conselho de Administração, e, desde 2003, administra a ABS Administração e Participações Ltda. Brasileiro, 43 anos, casado, residente em Uberlândia-MG, formado em Administração de Empresas pela UNITRI – Centro Universitário do Triângulo e com MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com o tema “Plano de negócios voltado para reflorestamento com fins comerciais, fornecimento de energia para a região Centro-Leste do Brasil”.

Adriano José Pires Rodrigues Conselheiro Independente

Sócio-fundador e Diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE). Doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII (1987), Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (1983) e Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Atua há mais de 30 anos na área de energia. Sua última experiência no governo foi na Agência Nacional de Petróleo – ANP, onde atuou como Assessor do Diretor-Geral, Superintendente de Importação e Exportação de petróleo, seus derivados e gás natural e Superintendente de Abastecimento. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, exerceu a função de professor, pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais. Desenvolveu atividades de pesquisa e ensino nas áreas de economia da regulação; economia da infraestrutura; aspectos legais e institucionais da concessão dos serviços públicos e tarifas públicas.

Anderson Pelissari de Souza Conselheiro

Atuou como Assistente administrativo na empresa Agropecuária Itapuã de 1995 a 2001. De 2001 a 2002, foi Consultor – Supply Chain na Arthur Andersen Bussines Consulting. Em 2002, foi consultor Enterprise Risk Services – ERS na Deloitte Touche Thomatsu. Hoje, além de suas atribuições no Grupo Caramuru, é sócio Diretor Administrativo no Grupo JBPS, em Londrina-PR, desde 2002, e, participa de Comitês Estratégicos de Milho, Girassol / Mix e Armazéns Gerais e Comitê de Produtos Especiais de Commodities Soja e derivados e Logística do Grupo Caramuru. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná. Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Especialista em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo-SP. Graduado em espanhol e inglês pelo Centro de Línguas Líttera (Londrina-PR) e Native Speaker (Philadelphia-EUA), LSI-Language Studies International (Brigthon-England) e, Anglo Continental School of English (Bournemouth-England).

Cassiana Pelissari de Souza Rodrigues Conselheira

Atuou como Gerente Financeira e de Custos da empresa Agropecuária Itapuã, localizada em Londrina-PR, bem como na prestação de serviços de auditoria e elaboração de relatórios. Atuou como consultora na gestão empresarial, financeira e custos. Foi assistente de auditoria da Arthur Andersen S/C, localizada em São Paulo-SP; Analista Financeira e de Custos da Dixie Toga S.A, localizada em Londrina-PR; e, atuou na operação de commodities da Unifac Agro Indústria, localizada em Lisboa-Portugal. Hoje, é acionista na JBPS Administradora e JBPS Agropecuária com sede em Londrina-Paraná e filial no Mato Grosso do Sul. Participa e atua no Conselho de Administração da Caramuru e nos seus Comitês: Comitê Econômico Financeiro e Comitê de Auditoria Estatutário. É Investidora Social, bem como Conselheira e Mentora do Instituto Legado, com sede em Curitiba – Paraná, que atua na área de Empreendedorismo e Impacto Social. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná, com pós-graduação em BB/MBA – Curso de Formação Geral para Altos Executivos, pela Fundação Instituto de Administração Conveniada com FEA/USP de São Paulo-SP, e em Marketing e Propaganda pela INBRAPE/CESULON de Londrina-PR, com cursos em Mercado de Capitais e Financeiro pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Operações de Mercado Financeiro pela KPMG Peat Marwick Dreyfus; Espanhol pelo Centro de Línguas Líttera; Inglês pelo CES – The Center For English Studies – San Francisco (EUA), pelo Newnham Language Centre – Cambridge (Inglaterra) e pelo The International Scholl Exeter – Exeter (Inglaterra); Idioma Francês / Business / Informática pelo Colégio Château Mont Choisi – Lausanne (Suíça).

Célia Borges de Souza Conselheira

Atuou como professora no Instituto N. S. do Rosário, em 1969; secretária do Banco Bamerindus Investimentos S/A, em 1970; secretária do Departamento Administrativo do Banco Crefisul, em 1971; secretária Esteno-Datilografa da Companhia Atlantic de Petróleo, em 1971/1972; química dos Produtos Alimentícios Caramuru (Caramuru), em 1974/1983. Formada em Química Superior pela Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, formada em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) de Londrina e, com conhecimentos em inglês e espanhol.

César Borges de Sousa Conselheiro

Dirige, desde 1970, o Grupo fundado pelo seu pai, Múcio de Souza Rezende, posicionando-se, em nível de Brasil, entre as melhores empresas na área de “Alimentos”. Além das atribuições funcionais na indústria, César Borges é Vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA); Membro do CAE (Comitê Assessor Externo) da Embrapa Milho e Sorgo; Conselheiro do Conselho Consultivo do World Trade Center São Paulo; Membro do Conselho Superior de Agronegócios (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Membro do Conselho Temático Permanente de Infraestrutura – COINFRA, da Confederação Nacional da Indústria – CNI. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.

Diretoria Executiva

Nome Cargo
Júlio César da Costa Diretor-Presidente

Ingressou na empresa em agosto de 1980 como auxiliar de escritório. Atuou nas Áreas de Exportação e Financeiro. Em 2003, assumiu a Diretoria ADM/Financeiro do Grupo Caramuru, com instalações em Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Responsável pelas áreas: Administrativa/Financeira, crédito ao Produtor Rural, execução de exportações. Coordena todo o fluxo de capital do Grupo Caramuru, como: destino dos recursos financeiros e fontes de captação para capital de giro e investimentos. Brasileiro, 59 anos, casado, residente em Itumbiara (GO). Formado em Administração de Empresas pela ULBRA – ILES Universidade Luterana de Ensino Superior em Itumbiara, com MBA – Treinamento de Altos Executivos pela FEA / USP-SP / Banco do Brasil. Participou do PDG – Programa Desenvolvimento Gestores na Empresa Caramuru Alimentos S.A.

Antônio Ismael Ballan Diretor de Logística/Porto

Dirige, desde 1979, a área de Logística Varejo e Commodities. Possui relacionamentos, com atuação forte, no Segmento Rodoviário, Ferroviário, Portuário, Hidroviário, Marítimo, Agências Reguladoras e Outros. Tem conhecimento e atua em Gestão de Qualidade Total, com especialidade em logística, além de participar ativamente em diversas palestras e seminários sobre logística. É representante titular no Comitê Técnico da Hidrovia Tietê-Paraná (CTHTP), representando o segmento dos exportadores. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Ferroviária e do Conselho Temático de Infraestrutura da COINFRA/FIEG. Especializado em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana Estado do Paraná e em Logística na Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande.

Armando Bernardinelli Diretor de Controladoria

Ingressou na empresa em julho de 2008, atuando como Diretor de Controladoria do Grupo Empresarial Caramuru, sendo responsável pelo Planejamento fiscal e orçamentário, Custos, Impostos diretos e Indiretos, Contabilidade, Consolidação de Balanços, Relação com Investidores e Gestão de Riscos. Com 32 anos de experiência profissional em indústrias multinacionais e nacionais, na área Financeira, Controladoria, Contabilidade, Auditoria, Planejamento Financeiro, Fiscal, Custos, Recursos Humanos, Contas a Pagar e Receber e Tesouraria. Forte atuação na administração financeira e orçamentária visando à maximização do valor das ações por meio de trabalho em equipe. Formado em 2000, como Mestre em Administração Financeira de Empresas pela Universidade Mackenzie. Especialização em Controladoria pela FGV; Extensão Universitária em Análise de Sistemas pela FAAP. Bacharel em Ciências Contábeis pela UniFMU de São Paulo.

Célio Garcia de Oliveira Diretor de Originação e Armazéns Gerais

Ingressou na empresa em agosto de 1988. Atualmente, como Diretor de Armazéns e Originação, é responsável por dirigir as atividades das áreas operacional, administrativa e negócios das unidades armazenadoras, responsabilizando-se pela originação, recebimento, qualidade e conservação dos grãos recebidos e armazenados. Atua e coordena a área de Armazéns Gerais, sendo responsável pela operacionalidade na armazenagem para originar a meta de matéria prima determinada nas diretrizes, integrando com logística, processamento e exportação de grãos dos estados de Goiás e Mato Grosso. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, e com MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia – MG.

Cleusdimar Rodrigues da Costa Diretor de Soja

Ingressou na empresa em julho de 1998. Atuou como Operador de Mercado de Farelo, Óleo de Soja e Soja em Grãos e no hedge da Bolsa de Chicago na área de Commodities. Atualmente, como Diretor de Soja, é responsável por coordenar o fluxo de suprimento da soja para as plantas industriais como também para exportação, com a responsabilidade em manter integrada toda a cadeia da soja, como originação, armazenagem, transporte, indústria, porto e vendas. Coordena e define a política de compra de soja transgênica para o Grupo Caramuru. Também é responsável pela política de vendas de soja, óleos, farelos e biodiesel para os mercados interno e/ou externo além da execução das vendas de biodiesel. Brasileiro, 47 anos, residente em Itumbiara (GO). Formado em Administração de Empresas pela ULBRA – ILES Universidade Luterana de Ensino Superior em Itumbiara, Participou do PDG – Programa Desenvolvimento Gestores na Empresa Caramuru Alimentos S.A. Em Junho/2018 encerrou o curso de Formação de Consultores e Líderes Facilitadores pela ADIGO Desenvolvimento e atualmente realiza o MBA em Gestão Empresarial na FGV – Unidade de Uberlândia-MG.

Fábio Vieira Vasconcelos Júnior Diretor Comercial

Ingressou na empresa em junho de 1990. Em 2016, atuou como Diretor de Nutrição animal, com foco em vendas e resultados dos farelos no mercado interno, bem como responsável pelos negócios girassol e mix da empresa. Em 1994 como assistente de tesouraria, foi responsável pelo fluxo caixa da empresa, aplicações de recursos, fechamento de câmbio e balanço gerencial. No período de 1995 a 2002, assumiu a responsabilidade de coordenador regional de vendas, na área de consumo e coordenação de produtos para óleo de soja e especiais, acumulando as funções de líder de negócio nordeste de 1998 até 2006. Em 2000, assumiu a Gerência de administração de vendas, estruturando e desenvolvendo a área dentro departamento comercial. No período de 2002 a 2005, atuou como trader na área de commodities, responsável pelas vendas de óleo de soja mercado interno e exportação e política de vendas dos farelos no mercado interno. De 2006 a 2015, assumiu a gerência de vendas de consumo animal e industrial no mercado interno e, em 2009, a gerência comercial para os segmentos: Varejo (Produtos de Consumo); Segmentos Animal; Industrial e Gestão de vendas. Com foco em planejamento, resultados e formação equipes, acumulando o cargo de Líder negócio girassol da empresa. Em 2018, assumiu a Diretoria Comercial, englobando as áreas de nutrição animal e produtos de consumo (Marca Sinhá), sendo responsável pelas vendas e lançamentos de produtos da marca Sinhá no mercado nacional, buscando valorização da marca. Formado em Administração de Empresas pela ULBRA – ILES (Universidade Luterana de Ensino Superior em Itumbiara –GO), com MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela USP (Universidade de São Paulo), em 2013 foi integrante da 2ª turma de PDG (Programa Desenvolvimento Gerencial) do Grupo Caramuru. Em 2015 formou-se em Consultor e líder de equipe na Adigo (Associação desenvolvimento de Indivíduos, grupos e organizações RJ/SP.)

Júlio César de Oliveira Diretor de Novos Negócios

Ingressou na Caramuru em 1991. De 1991 a 1995, atuou como Supervisor de Produção na Extração e Refino de Óleos Vegetais. Foi Gerente Industrial da unidade de São Simão, respondendo pela administração industrial de soja. Em 2003, assumiu a Diretoria Industrial e, desde 2007, responde pela Diretoria de Novos Negócios do Grupo Caramuru. Possui conhecimento e atua em Gestão de Qualidade Total. Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais em outubro de 1991 e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em junho 2001.

Marcus Erich Thieme Diretor de Relações com Investidores

Marcus Thieme é formado em economia pela Universidade Mackenzie (1995), possui especialização de longo prazo em economia aplicada em mercados financeiros pela FIPE/FEA (1998) e cursou MBA (exceto dissertação/diploma) pela Saint Mary’s University em Halifax, no Canadá (1999-2001). Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos em áreas relacionadas ao mercado de capitais, no Banco Pactual de 1992 a 1998, no RBC Capital Markets (Toronto, Canadá) de 2001 a 2007; na Vale S.A. de 2007 a 2009; na Tenda Construtora Tenda S.A. de 2009 a 2010 trabalhou no Citibank como vice-presidente de serviços de ADR no Brasil entre 2010 e 2011. Entre 2011 e 2017 exerceu a função de Diretor Executivo Estatutário da Tereos Internacional S.A, responsável pela área de Relações com Investidores, e de 2014-2017 foi membro do Conselho de Administração da Guarani. Entre 2018 e 2019 atuou como Haad de relações com investidores na Bunge Açúcar e Bionergia S/A, e em 2020 exerceu a mesma função na ONE Empreendimentos Imobiliários. Desde janeiro de 2021, exerce a função de Diretores Estatutário de Relações com Investidores na Caramuru Alimentos S.A. Marcus Thieme também tem certificação para atuar como Conselheiro Fiscal emitida pelo IBGC em janeiro de 2020.

Margareti Silvana Scarpelini Diretora de Recursos Humanos e Relações Institucionais

Dirige, desde 2003, a Área de Recursos Humanos da empresa, que engloba Recursos Humanos, Saúde e Segurança, Gestão da Qualidade, Comunicação, Responsabilidade Social e Atendimento ao Consumidor, e, dirige desde 2016, a Área de Relações Institucionais, responsável por promover o relacionamento da empresa com seus públicos estratégicos no âmbito dos órgãos governamentais e entidades representativas da sociedade – ONGs, sindicatos, federações, associações e comunidades. Coordena o processo de desenvolvimento organizacional da Caramuru, tendo já estruturado a implementação da Visão, Missão, Valores e o Código de Ética e Conduta da empresa, bem como a implantação da Política Institucional de Recursos Humanos, a Política Institucional de Comunicação e o Processo de Planejamento Estratégico. Coordena o Programa Social “Aprendendo com você”, desenvolvendo atividades com escolas municipais e comunidade. Trabalha como voluntária na entidade Junior Achievement Goiás, para aplicação de projetos e atua como Presidente. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia com especialização em Administração de Recursos Humanos, MBA em Agribusiness pela MKP/Caramuru e especialização em formação de consultores pela Adigo Desenvolvimento.

Renato Pereira de Souza Diretor de TI

Ingressou na empresa em outubro de 1983. Atuou na área Financeira como encarregado de tesouraria. Em 1987, passou a atuar na área de Tecnologia da Informação exercendo atividades de operador, programador, analista, supervisor, gerente, e atualmente é o Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Caramuru. Responsável pela elaboração dos planos diretores de Tecnologia da Informação que definem os investimentos e projetos de tecnologia necessários aos negócios da empresa. Formado em Administração de Empresas, e Administração em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR). Pós-graduado em Sistemas de informação pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e com MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).

Walme Taveira Ferraz Filho Diretor Industrial

Ingressou na Caramuru em 2007 como Gerente de Refinaria e Envase de óleos vegetais. Foi Gerente Industrial na AmBev na unidade de João Pessoa-PB, onde respondia pela área de Envase, e, hoje, Diretor Industrial do Grupo Empresarial Caramuru, posicionando-se, em nível de Brasil, entre as melhores empresas na área de “Alimentos”. Implantou e acompanhou para o Grupo Caramuru: * Da modernização e ampliação da fábrica de derivados de milho de Itumbiara, coordenando a finalização do projeto e da curva de eficiência do novo processo. * Participou do projeto de ampliação da capacidade da planta de Biodiesel em São Simão-GO, de 375m3 para 625m3. * Participou diretamente de operações que trouxeram aumento de produção da Refinaria e do Envase com redução dos custos industriais. * Participou diretamente da construção e gestão das novas unidades industriais de Ipameri (Biodiesel, Esmagamento e Glicerina Refinada), Sorriso (Esmagamento, Lecitina, SPC e Biodiesel). * Possui conhecimento e atua em Gestão de Qualidade Total. É responsável pela área de Qualidade dos processos e produtos da empresa. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Guaratinguetá, São Paulo, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Agribusiness pela MKP/Caramuru.

Weslley Sousa Rezende Diretor Internacional Commodities

Ingressou na empresa em março de 1987. Atualmente, como Diretor Internacional de Commodities, é responsável por dirigir toda a comercialização ao exterior da empresa no segmento da soja, milho e seus produtos derivados. Responde, também, como diretor Líder das operações da unidade de Sorriso-MT para a comercialização do SPC – Proteína Concentrada de Soja, Biodiesel, Lecitina entre outros, tendo como papel preponderante promover o envolvimento de todas as áreas afins – Originação, armazenagem, transporte, finanças e comercial – de modo a assegurar a integração de toda a cadeia da soja desta unidade localizada no norte do Mato Grosso. Na Gestão de Qualidade Total, é o responsável pela política e gestão do Programa Non Gmo Hard IP – o programa de rastreabilidade total da cadeia produtiva da soja, para garantir a identidade preservada dos produtos (farelos, SPC, lecitina) livres de contaminação por transgênicos. e, atua na cooperação e participação da Política de Comercialização do Biodiesel da empresa. Formado em Comércio Exterior pela União Educacional de Brasília – UNEB e, com pós-graduação em Gestão Empresarial & Marketing pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, Fundação de Apoio à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FUNDACE-FEARP-USP).

Comitês

Para se manter constantemente em conformidade com as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o seu negócio, a Caramuru investe na melhoria de seus processos estratégicos. Suas ações são sempre orientadas em manter padrões sólidos e diferenciados de governança corporativa, suportadas por cinco comitês de assessoramento ao Conselho de Administração. Conforme abaixo:

Comitê Econômico e Financeiro

Nome Cargo
César Borges de Sousa Coordenador

Dirige, desde 1970, o Grupo fundado pelo seu pai, Múcio de Souza Rezende, posicionando-se, em nível de Brasil, entre as melhores empresas na área de “Alimentos”. Além das atribuições funcionais na indústria, César Borges é Vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA); Membro do CAE (Comitê Assessor Externo) da Embrapa Milho e Sorgo; Conselheiro do Conselho Consultivo do World Trade Center São Paulo; Membro do Conselho Superior de Agronegócios (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Membro do Conselho Temático Permanente de Infraestrutura – COINFRA, da Confederação Nacional da Indústria – CNI. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.

Alberto Borges de Souza

Dirige, desde 1970, a Caramuru Alimentos S.A., fundada pelo seu pai, Múcio de Souza Rezende, com empreendimentos industriais e prestação de serviços nos estados do Amapá, Goiás, Pará, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, posicionando-se como o principal grupo de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, com dedicação à armazenagem e industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo, lecitina, proteína concentrada de soja – spc e, na produção de biodiesel. É destaque na logística de movimentação de produtos do “complexo soja”, com fortes investimentos no Porto de Santos, no Porto de Santana, em ferrovias e nas Hidrovias Tietê-Paraná e Tapajós-Amazonas.

Além de suas atribuições funcionais na indústria, participa da ADIAL – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás, atua como Conselheiro na APROBIO – Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil e participa como membro ativo junto a entidades comunitárias.

Por onze vezes, foi escolhido como “Líder Empresarial do Setor de Alimentos e Líder Empresarial Estadual” e foi homenageado no “Prêmio Empreendedor 2011”, da Ernst & Young.

Brasileiro, 71 anos, casado, residente em Itumbiara-GO desde 1975, formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, Estado do Paraná.

Cassiana Pelissari de Souza Rodrigues

Atuou como Gerente Financeira e de Custos da empresa Agropecuária Itapuã, localizada em Londrina-PR, bem como na prestação de serviços de auditoria e elaboração de relatórios. Atuou como consultora na gestão empresarial, financeira e custos. Foi assistente de auditoria da Arthur Andersen S/C, localizada em São Paulo-SP; Analista Financeira e de Custos da Dixie Toga S.A, localizada em Londrina-PR; e, atuou na operação de commodities da Unifac Agro Indústria, localizada em Lisboa-Portugal. Hoje, é acionista na JBPS Administradora e JBPS Agropecuária com sede em Londrina-Paraná e filial no Mato Grosso do Sul. Participa e atua no Conselho de Administração da Caramuru e nos seus Comitês: Comitê Econômico Financeiro e Comitê de Auditoria Estatutário. É Investidora Social, bem como Conselheira e Mentora do Instituto Legado, com sede em Curitiba – Paraná, que atua na área de Empreendedorismo e Impacto Social. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná, com pós-graduação em BB/MBA – Curso de Formação Geral para Altos Executivos, pela Fundação Instituto de Administração Conveniada com FEA/USP de São Paulo-SP, e em Marketing e Propaganda pela INBRAPE/CESULON de Londrina-PR, com cursos em Mercado de Capitais e Financeiro pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Operações de Mercado Financeiro pela KPMG Peat Marwick Dreyfus; Espanhol pelo Centro de Línguas Líttera; Inglês pelo CES – The Center For English Studies – San Francisco (EUA), pelo Newnham Language Centre – Cambridge (Inglaterra) e pelo The International Scholl Exeter – Exeter (Inglaterra); Idioma Francês / Business / Informática pelo Colégio Château Mont Choisi – Lausanne (Suíça).

Gustavo Jorge Laboissière Loyola

Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979. Atividades Atuais: Tendências Consultoria Integrada SS Ltda – Sócio – Diretor desde 1998. Gustavo Loyola Consultoria SS Ltda – Sócio-Diretor desde 1998. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Conselho Administração desde abril/2006. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Comitê de Auditoria. Caramuru Alimentos SA – Presidente do Conselho de Administração Grupo SAGA – Membro do Conselho de Administração. HIG – Brasil Assessoria de Investimentos Ltda – Membro do Conselho Consultivo. Publicações: “Preços Relativos em um Processo Inflacionário” – Editora FGV – Rio – 1991. Articulista escreve sobre economia brasileira nos principais jornais e revistas brasileiros, além de contribuir em seminários e eventos acadêmicos. Prêmios: Eleito “ECONOMISTA DO ANO DE 2014” pela Ordem dos Economistas do Brasil. Experiência Acadêmica: 1988 – 1989 – Fundação Getúlio Vargas – Professor de Análise Macroeconômica e de Economia Monetária. 1981 – 1982 – Faculdades Integradas Benett – Professor de Análise Macroeconômica e de Moedas e Bancos. Formação Acadêmica: • Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979.

Júlio César da Costa

Ingressou na empresa em agosto de 1980 como auxiliar de escritório. Atuou nas Áreas de Exportação e Financeiro. Em 2003, assumiu a Diretoria ADM/Financeiro do Grupo Caramuru, com instalações em Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Responsável pelas áreas: Administrativa/Financeira, crédito ao Produtor Rural, execução de exportações. Coordena todo o fluxo de capital do Grupo Caramuru, como: destino dos recursos financeiros e fontes de captação para capital de giro e investimentos. Brasileiro, 59 anos, casado, residente em Itumbiara (GO). Formado em Administração de Empresas pela ULBRA – ILES Universidade Luterana de Ensino Superior em Itumbiara, com MBA – Treinamento de Altos Executivos pela FEA / USP-SP / Banco do Brasil. Participou do PDG – Programa Desenvolvimento Gestores na Empresa Caramuru Alimentos S.A.

Comitê de Auditoria

Nome Cargo
Cassiana Pelissari de Souza Rodrigues Coordenadora

Atuou como Gerente Financeira e de Custos da empresa Agropecuária Itapuã, localizada em Londrina-PR, bem como na prestação de serviços de auditoria e elaboração de relatórios. Atuou como consultora na gestão empresarial, financeira e custos. Foi assistente de auditoria da Arthur Andersen S/C, localizada em São Paulo-SP; Analista Financeira e de Custos da Dixie Toga S.A, localizada em Londrina-PR; e, atuou na operação de commodities da Unifac Agro Indústria, localizada em Lisboa-Portugal. Hoje, é acionista na JBPS Administradora e JBPS Agropecuária com sede em Londrina-Paraná e filial no Mato Grosso do Sul. Participa e atua no Conselho de Administração da Caramuru e nos seus Comitês: Comitê Econômico Financeiro e Comitê de Auditoria Estatutário. É Investidora Social, bem como Conselheira e Mentora do Instituto Legado, com sede em Curitiba – Paraná, que atua na área de Empreendedorismo e Impacto Social. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná, com pós-graduação em BB/MBA – Curso de Formação Geral para Altos Executivos, pela Fundação Instituto de Administração Conveniada com FEA/USP de São Paulo-SP, e em Marketing e Propaganda pela INBRAPE/CESULON de Londrina-PR, com cursos em Mercado de Capitais e Financeiro pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Operações de Mercado Financeiro pela KPMG Peat Marwick Dreyfus; Espanhol pelo Centro de Línguas Líttera; Inglês pelo CES – The Center For English Studies – San Francisco (EUA), pelo Newnham Language Centre – Cambridge (Inglaterra) e pelo The International Scholl Exeter – Exeter (Inglaterra); Idioma Francês / Business / Informática pelo Colégio Château Mont Choisi – Lausanne (Suíça).

César Borges de Sousa

Dirige, desde 1970, o Grupo fundado pelo seu pai, Múcio de Souza Rezende, posicionando-se, em nível de Brasil, entre as melhores empresas na área de “Alimentos”. Além das atribuições funcionais na indústria, César Borges é Vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA); Membro do CAE (Comitê Assessor Externo) da Embrapa Milho e Sorgo; Conselheiro do Conselho Consultivo do World Trade Center São Paulo; Membro do Conselho Superior de Agronegócios (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); Membro do Conselho Temático Permanente de Infraestrutura – COINFRA, da Confederação Nacional da Indústria – CNI. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo.

Gustavo Jorge Laboissière Loyola

Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979. Atividades Atuais: Tendências Consultoria Integrada SS Ltda – Sócio – Diretor desde 1998. Gustavo Loyola Consultoria SS Ltda – Sócio-Diretor desde 1998. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Conselho Administração desde abril/2006. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Comitê de Auditoria. Caramuru Alimentos SA – Presidente do Conselho de Administração Grupo SAGA – Membro do Conselho de Administração. HIG – Brasil Assessoria de Investimentos Ltda – Membro do Conselho Consultivo. Publicações: “Preços Relativos em um Processo Inflacionário” – Editora FGV – Rio – 1991. Articulista escreve sobre economia brasileira nos principais jornais e revistas brasileiros, além de contribuir em seminários e eventos acadêmicos. Prêmios: Eleito “ECONOMISTA DO ANO DE 2014” pela Ordem dos Economistas do Brasil. Experiência Acadêmica: 1988 – 1989 – Fundação Getúlio Vargas – Professor de Análise Macroeconômica e de Economia Monetária. 1981 – 1982 – Faculdades Integradas Benett – Professor de Análise Macroeconômica e de Moedas e Bancos. Formação Acadêmica: • Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979.

Comitê de Estratégia

Nome Cargo
Alberto Borges de Souza Coordenador

Dirige, desde 1970, a Caramuru Alimentos S.A., fundada pelo seu pai, Múcio de Souza Rezende, com empreendimentos industriais e prestação de serviços nos estados do Amapá, Goiás, Pará, Paraná, Mato Grosso e São Paulo, posicionando-se como o principal grupo de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, com dedicação à armazenagem e industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo, lecitina, proteína concentrada de soja – spc e, na produção de biodiesel. É destaque na logística de movimentação de produtos do “complexo soja”, com fortes investimentos no Porto de Santos, no Porto de Santana, em ferrovias e nas Hidrovias Tietê-Paraná e Tapajós-Amazonas.

Além de suas atribuições funcionais na indústria, participa da ADIAL – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás, atua como Conselheiro na APROBIO – Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil e participa como membro ativo junto a entidades comunitárias.

Por onze vezes, foi escolhido como “Líder Empresarial do Setor de Alimentos e Líder Empresarial Estadual” e foi homenageado no “Prêmio Empreendedor 2011”, da Ernst & Young.

Brasileiro, 71 anos, casado, residente em Itumbiara-GO desde 1975, formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, Estado do Paraná.

Cassiana Pelissari de Souza Rodrigues

Atuou como Gerente Financeira e de Custos da empresa Agropecuária Itapuã, localizada em Londrina-PR, bem como na prestação de serviços de auditoria e elaboração de relatórios. Atuou como consultora na gestão empresarial, financeira e custos. Foi assistente de auditoria da Arthur Andersen S/C, localizada em São Paulo-SP; Analista Financeira e de Custos da Dixie Toga S.A, localizada em Londrina-PR; e, atuou na operação de commodities da Unifac Agro Indústria, localizada em Lisboa-Portugal. Hoje, é acionista na JBPS Administradora e JBPS Agropecuária com sede em Londrina-Paraná e filial no Mato Grosso do Sul. Participa e atua no Conselho de Administração da Caramuru e nos seus Comitês: Comitê Econômico Financeiro e Comitê de Auditoria Estatutário. É Investidora Social, bem como Conselheira e Mentora do Instituto Legado, com sede em Curitiba – Paraná, que atua na área de Empreendedorismo e Impacto Social. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná, com pós-graduação em BB/MBA – Curso de Formação Geral para Altos Executivos, pela Fundação Instituto de Administração Conveniada com FEA/USP de São Paulo-SP, e em Marketing e Propaganda pela INBRAPE/CESULON de Londrina-PR, com cursos em Mercado de Capitais e Financeiro pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Operações de Mercado Financeiro pela KPMG Peat Marwick Dreyfus; Espanhol pelo Centro de Línguas Líttera; Inglês pelo CES – The Center For English Studies – San Francisco (EUA), pelo Newnham Language Centre – Cambridge (Inglaterra) e pelo The International Scholl Exeter – Exeter (Inglaterra); Idioma Francês / Business / Informática pelo Colégio Château Mont Choisi – Lausanne (Suíça).

Gustavo Jorge Laboissière Loyola

Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979. Atividades Atuais: Tendências Consultoria Integrada SS Ltda – Sócio – Diretor desde 1998. Gustavo Loyola Consultoria SS Ltda – Sócio-Diretor desde 1998. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Conselho Administração desde abril/2006. Itaú Unibanco Holding S.A. – Membro do Comitê de Auditoria. Caramuru Alimentos SA – Presidente do Conselho de Administração Grupo SAGA – Membro do Conselho de Administração. HIG – Brasil Assessoria de Investimentos Ltda – Membro do Conselho Consultivo. Publicações: “Preços Relativos em um Processo Inflacionário” – Editora FGV – Rio – 1991. Articulista escreve sobre economia brasileira nos principais jornais e revistas brasileiros, além de contribuir em seminários e eventos acadêmicos. Prêmios: Eleito “ECONOMISTA DO ANO DE 2014” pela Ordem dos Economistas do Brasil. Experiência Acadêmica: 1988 – 1989 – Fundação Getúlio Vargas – Professor de Análise Macroeconômica e de Economia Monetária. 1981 – 1982 – Faculdades Integradas Benett – Professor de Análise Macroeconômica e de Moedas e Bancos. Formação Acadêmica: • Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1983. • Mestre em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ) – 1981. • Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) – 1979.

Comitê de Produtos Especiais de Commodities, Soja e Derivados e Logística/Porto

Nome Cargo
Marcio Nagao de Souza Coordenador

Atuou na Nagatsuzuki Participações Ltda. (Caramuru Foods), no período de 2006 a 2017, como Sócio e Membro do Conselho de Administração, e, desde 2003, administra a ABS Administração e Participações Ltda. Brasileiro, 43 anos, casado, residente em Uberlândia-MG, formado em Administração de Empresas pela UNITRI – Centro Universitário do Triângulo e com MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com o tema “Plano de negócios voltado para reflorestamento com fins comerciais, fornecimento de energia para a região Centro-Leste do Brasil”.

Anderson Pelissari de Souza

Atuou como Assistente administrativo na empresa Agropecuária Itapuã de 1995 a 2001. De 2001 a 2002, foi Consultor – Supply Chain na Arthur Andersen Bussines Consulting. Em 2002, foi consultor Enterprise Risk Services – ERS na Deloitte Touche Thomatsu. Hoje, além de suas atribuições no Grupo Caramuru, é sócio Diretor Administrativo no Grupo JBPS, em Londrina-PR, desde 2002, e, participa de Comitês Estratégicos de Milho, Girassol / Mix e Armazéns Gerais e Comitê de Produtos Especiais de Commodities Soja e derivados e Logística do Grupo Caramuru. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná. Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Especialista em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo-SP. Graduado em espanhol e inglês pelo Centro de Línguas Líttera (Londrina-PR) e Native Speaker (Philadelphia-EUA), LSI-Language Studies International (Brigthon-England) e, Anglo Continental School of English (Bournemouth-England).

Antônio Ismael Ballan

Dirige, desde 1979, a área de Logística Varejo e Commodities. Possui relacionamentos, com atuação forte, no Segmento Rodoviário, Ferroviário, Portuário, Hidroviário, Marítimo, Agências Reguladoras e Outros. Tem conhecimento e atua em Gestão de Qualidade Total, com especialidade em logística, além de participar ativamente em diversas palestras e seminários sobre logística. É representante titular no Comitê Técnico da Hidrovia Tietê-Paraná (CTHTP), representando o segmento dos exportadores. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Ferroviária e do Conselho Temático de Infraestrutura da COINFRA/FIEG. Especializado em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana Estado do Paraná e em Logística na Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande.

Cleusdimar Rodrigues da Costa

Ingressou na empresa em julho de 1998. Atuou como Operador de Mercado de Farelo, Óleo de Soja e Soja em Grãos e no hedge da Bolsa de Chicago na área de Commodities. Atualmente, como Diretor de Soja, é responsável por coordenar o fluxo de suprimento da soja para as plantas industriais como também para exportação, com a responsabilidade em manter integrada toda a cadeia da soja, como originação, armazenagem, transporte, indústria, porto e vendas. Coordena e define a política de compra de soja transgênica para o Grupo Caramuru. Também é responsável pela política de vendas de soja, óleos, farelos e biodiesel para os mercados interno e/ou externo além da execução das vendas de biodiesel. Brasileiro, 47 anos, residente em Itumbiara (GO). Formado em Administração de Empresas pela ULBRA – ILES Universidade Luterana de Ensino Superior em Itumbiara, Participou do PDG – Programa Desenvolvimento Gestores na Empresa Caramuru Alimentos S.A. Em Junho/2018 encerrou o curso de Formação de Consultores e Líderes Facilitadores pela ADIGO Desenvolvimento e atualmente realiza o MBA em Gestão Empresarial na FGV – Unidade de Uberlândia-MG.

Weslley Souza Rezende

Ingressou na empresa em março de 1987. Atualmente, como Diretor Internacional de Commodities, é responsável por dirigir toda a comercialização ao exterior da empresa no segmento da soja, milho e seus produtos derivados. Responde, também, como diretor Líder das operações da unidade de Sorriso-MT para a comercialização do SPC – Proteína Concentrada de Soja, Biodiesel, Lecitina entre outros, tendo como papel preponderante promover o envolvimento de todas as áreas afins – Originação, armazenagem, transporte, finanças e comercial – de modo a assegurar a integração de toda a cadeia da soja desta unidade localizada no norte do Mato Grosso. Na Gestão de Qualidade Total, é o responsável pela política e gestão do Programa Non Gmo Hard IP – o programa de rastreabilidade total da cadeia produtiva da soja, para garantir a identidade preservada dos produtos (farelos, SPC, lecitina) livres de contaminação por transgênicos. e, atua na cooperação e participação da Política de Comercialização do Biodiesel da empresa. Formado em Comércio Exterior pela União Educacional de Brasília – UNEB e, com pós-graduação em Gestão Empresarial & Marketing pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, Fundação de Apoio à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FUNDACE-FEARP-USP).

Comitê de Milho, Girassol/Mix e Armazéns Gerais

Nome Cargo
Anderson Pelissari de Souza Coordenador

Atuou como Assistente administrativo na empresa Agropecuária Itapuã de 1995 a 2001. De 2001 a 2002, foi Consultor – Supply Chain na Arthur Andersen Bussines Consulting. Em 2002, foi consultor Enterprise Risk Services – ERS na Deloitte Touche Thomatsu. Hoje, além de suas atribuições no Grupo Caramuru, é sócio Diretor Administrativo no Grupo JBPS, em Londrina-PR, desde 2002, e, participa de Comitês Estratégicos de Milho, Girassol / Mix e Armazéns Gerais e Comitê de Produtos Especiais de Commodities Soja e derivados e Logística do Grupo Caramuru. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná. Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Especialista em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo-SP. Graduado em espanhol e inglês pelo Centro de Línguas Líttera (Londrina-PR) e Native Speaker (Philadelphia-EUA), LSI-Language Studies International (Brigthon-England) e, Anglo Continental School of English (Bournemouth-England).

Célio Garcia de Oliveira

Ingressou na empresa em agosto de 1988. Atualmente, como Diretor de Armazéns e Originação, é responsável por dirigir as atividades das áreas operacional, administrativa e negócios das unidades armazenadoras, responsabilizando-se pela originação, recebimento, qualidade e conservação dos grãos recebidos e armazenados. Atua e coordena a área de Armazéns Gerais, sendo responsável pela operacionalidade na armazenagem para originar a meta de matéria prima determinada nas diretrizes, integrando com logística, processamento e exportação de grãos dos estados de Goiás e Mato Grosso. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, e com MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia – MG.

Fábio Vieira Vasconcelos Júnior

Ingressou na empresa em junho de 1990. Em 2016, atuou como Diretor de Nutrição animal, com foco em vendas e resultados dos farelos no mercado interno, bem como responsável pelos negócios girassol e mix da empresa. Em 1994 como assistente de tesouraria, foi responsável pelo fluxo caixa da empresa, aplicações de recursos, fechamento de câmbio e balanço gerencial. No período de 1995 a 2002, assumiu a responsabilidade de coordenador regional de vendas, na área de consumo e coordenação de produtos para óleo de soja e especiais, acumulando as funções de líder de negócio nordeste de 1998 até 2006. Em 2000, assumiu a Gerência de administração de vendas, estruturando e desenvolvendo a área dentro departamento comercial. No período de 2002 a 2005, atuou como trader na área de commodities, responsável pelas vendas de óleo de soja mercado interno e exportação e política de vendas dos farelos no mercado interno. De 2006 a 2015, assumiu a gerência de vendas de consumo animal e industrial no mercado interno e, em 2009, a gerência comercial para os segmentos: Varejo (Produtos de Consumo); Segmentos Animal; Industrial e Gestão de vendas. Com foco em planejamento, resultados e formação equipes, acumulando o cargo de Líder negócio girassol da empresa. Em 2018, assumiu a Diretoria Comercial, englobando as áreas de nutrição animal e produtos de consumo (Marca Sinhá), sendo responsável pelas vendas e lançamentos de produtos da marca Sinhá no mercado nacional, buscando valorização da marca. Formado em Administração de Empresas pela ULBRA – ILES (Universidade Luterana de Ensino Superior em Itumbiara –GO), com MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela USP (Universidade de São Paulo), em 2013 foi integrante da 2ª turma de PDG (Programa Desenvolvimento Gerencial) do Grupo Caramuru. Em 2015 formou-se em Consultor e líder de equipe na Adigo (Associação desenvolvimento de Indivíduos, grupos e organizações RJ/SP.)

Marcio Nagao de Souza

Atuou na Nagatsuzuki Participações Ltda. (Caramuru Foods), no período de 2006 a 2017, como Sócio e Membro do Conselho de Administração, e, desde 2003, administra a ABS Administração e Participações Ltda. Brasileiro, 43 anos, casado, residente em Uberlândia-MG, formado em Administração de Empresas pela UNITRI – Centro Universitário do Triângulo e com MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com o tema “Plano de negócios voltado para reflorestamento com fins comerciais, fornecimento de energia para a região Centro-Leste do Brasil”.